Como a maioria de vocês já devem saber, a super temporada 19/20 do Mundial de Endurance (WEC) já começou. Sua primeira etapa foi disputada na Inglaterra com as 4 horas de Silverstone.
Esta temporada, marca o fim dos protótipos híbridos, como os Toyotas e abre espaço para um novo tipo de carros, os HyperCars. Ou seja, os carros mais poderosos fabricados pelas montadoras e que podem ser comprados para serem usados nas ruas (claro, se você tiver, milhões e milhões, e conseguir chegar na frente de muitos, porque todos são fabricados em edições limitadas). Por enquanto, temos duas montadoras já confirmadas nesta categoria, a Toyota com o seu GR Super Sport e Aston Martin com o Valkyrie (este, desenvolvido por nada mais nada menos que Adrian Newey e com total suporte da Red Bull F1).
Existem ainda, outras montadoras pensando em entrar nessa disputa. Entre elas, estão: Ferrari, McLaren, Brabham e Glickenhaus. Vamos torcer para mais montadoras entrarem nessa categoria, daí sim, acredito que será um evento de tirar o folego. Não esquecendo, é claro, que as outras categorias como LMGT PRO e LMGT AM continuaram firmes e fortes.
Bom, voltando ao assunto da temporada atual. Ela tende a ser mais do mesmo na categpria P1, com a Toyota ganhando todas as etapas, pois a diferença de potência para os demais P1s não-hibridos, é bastante importante. Já nas outras categorias, a conversa é outra. Na P2, a disputa será grande entre a Alpine, do brasileiro Negrão e os carros da Jackie Chan. Na GT, tanto na PRO quanto na AM, impossível prever, pois os Porsches, Ferraris e Aston Martins estão muito bem nivelados em termos de portência e performance, então, qualquer um pode vencer. O ponto fraco dessa temporada são as ausências da Ford com seu GT e da BMW com a M8.
Bom, deixo com vocês o resumo da etapa de Silverstone. E a próxima parada é no Japão no dia 6 de Outubro com as 6 horas de Fuji. Ahhhh… Não se esqueçam, dia 1 de fevereiro a categoria volta ao Brazil, finalmente, com as 6 horas de São Paulo!!!
